quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Bloqueando rede de dados EDGE/GSM/GPRS/3G

Sem dúvida nenhuma, o iPhone com acesso à Internet é muito mais interessante, acredito que metade das suas funcionalidades dependem da rede.

Infelizmente, a TIM abusa no preço, o pacote ilimitado mais barato (600k) custa R$ 89,90 mensais.

Como o iPhone sempre tenta se conectar, se você não possui um pacote de dados terá uma surpresa desagradável na próxima fatura, sabendo disso, resolvi bloquear meu acesso a rede de dados da operadora e me contentar apenas com o WI-FI.

Lendo por aí, descobri que o modo mais eficaz é ligar para operadora e pedir o bloqueio, como não tenho a mínima paciência com o atendimento, resolvi buscar uma solução alternativa.

Descobri num blog como fazer tal operação, abaixo posto o vídeo que ensina como fazer.



Em resumo a coisa é bem simples, você acessa o endereço unlockit.co.nz através do iPhone (Safari), clica em Next para desabilitar a rede de dados e com isso um perfil será instalado no seu iPhone.

O novo perfil, Fake APN, simplesmente aponta seu iPhone para uma APN (Access Point Name , nome do ponto de acesso) que não existe.

Para testar vá em Ajustes, Uso, Redefinir Estatísticas, isso irá zerar as estatísticas. Volte a tela principal, tente acessar alguma página e volte nas estatísticas de uso. Agora basta conferir se os Dados da Rede Celular continuam zerados.

Para voltar a ter acesso a rede de dados da operadora, vá em Ajustes, Geral, Perfil e remova o perfil Fake Apn.

77 comentários:

  1. Fiz isso mais de uma vez e não funciona, desde o começo de fevereiro, aproximadamente.

    Nunca tive instalado anteriormente um perfil falso, mas "existia" outra maneira de bloquear o acesso via EDGE. Entre em General -> Network -> Cellular Data Network. Nessa tela você verá 3 campos: APN, Username, Password. (Caso você tenha instaladoo Fake APN, verá que ele mesmo inseriu os dados aí).

    Antigamente eu mesmo entrei nessa tela e digitava "aaaa" nas 3 linhas, e isso impossibilitava a utilização do EDGE, mas isso não acontece mais! Seja deixando em branco, ou com algo nada a ver digitado nesses campos, o EDGE continua funcionando!

    Sou usuário da TIM, em São Paulo. Meu iPhone é da primeira geração, jailbroken com firmware 2.0.1 instalado.

    Com todos os cuidados que costumo tomar, mesmo assim veio cobrado na minha conta R$19,91 pela utilização de 3,45Mb. Uma sacanagem!

    Alguém descobriu alguma outra maneira de bloquear o EDGE?? Caso contrário, acho que vou ter que ligar na TIM e pedir o bloqueio diretamente pra eles (embora também não tenha a paciência de esperar... seria bem melhor que o Fake APN ou algo parecido desse certo!)

    Vlw!

    ResponderExcluir
  2. perfeito! funcionou lindamente! obrigado amigo!

    ResponderExcluir
  3. eu tinha instalado o fake apn e funcionava.. ha uns 2 ou 3 meses parou de funcionar. ja apaguei e reinstalei algumas vezes mas nada muda. tb sou usuaria da tim, rj. alguem sabe o q pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  4. Comigo funcionou no iphone 3g. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!
    Você foi muito profissional! ;)

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Aqui também funcionou... pelo menos por enquanto. ;)

    Valews

    ResponderExcluir
  7. Maravilha! Funcionou certinho!

    ResponderExcluir
  8. perfeito! funcionou no meu 2G :D

    ResponderExcluir
  9. Maravilha!!! Aqui funcionou perfeito!!!! Não aguentava mais perder parte dos meus créditos á toa. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Funcionou aqui também!!! Obrigado por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  11. Comigo isso também não funcionou. A minha operadora é a TIM. Eu tentei o "Fake APN" mas não funcionou, o jeito vai ser ligar para a operadora e pedir pra cancelar o acesso à internet.

    ResponderExcluir
  12. com a tim aparentemente não funciona..

    ResponderExcluir
  13. Aqui funfou td perfeitamente, maravilha! Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Funcionou beleza com Iphone 3GS Claro. Se deixar o 3G ligado não funciona. Tem que desabilitar o 3G também.

    ResponderExcluir
  15. Pua que pariu essa Tim que debita na conta ate quando o IFhone esta desligado.....

    ResponderExcluir
  16. Funcionou perfeitamente! Iphone 3G Claro em MG. Como disse o colega acima, se deixar o 3G ligado não funfa... Valeu demais!!!!

    ResponderExcluir
  17. Para a surpresa de todos!!!, depois de fazer tudo o que foi falado e tutorizado, rsrs criei um novo termo..liguei na TIM e mandei bloquear os serviços de dados e mesmo bloqueado continuou a sumir os créditos, só depois de desativar o serviço push no iphone 3G e deixar como manual ai sim parou de sumir os créditos, espero que consigam tbm acabar está novela. FIM

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos,vai ai um breve prospcto do que aconteceu comigo.
    Bem eu estava cansado de procurar como fazer bloquear meu iphone para que ele não navegasse em rede de dados pela minha conta de celular, até que pessoalmente encontrei um cara que tirou todas minhas duvidas sobre isto. abaixo vai elas.
    1.você tem que ter feito o jailbrek(desbloqueio do software do celular).
    2.depois, qualquer tipo de aplicativo de bloqueio do APN funcionará
    3.com o celular de software original vc não consegue bloquear a rede de dados que esta sempre disponivel mesmo que seja um celular pré-pago, enquanto vc tiver creditos ele vai contiunar navegando.
    4. se vc não quer fazer o jailbrek, faça como eu fiz ate decidir desbloquar... coloque seu chip em um celular que não navega.
    5. só não fique passando nervoso, outra coisa este tipo de desbloqueio só feito ate a versão 3.0.1 as demais não tenho informação.
    6.espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  19. Galera, acabei de seguir os passos informado e parece que deu certo. Ja fiz alguns testes e ainda nao foi cobrado. Um aviso, para mim nao adiantou solicitar a operadora para bloquear a net, pois mesmo assim continuou descontando. Sou IPHONE 3G, CLARO/MG. valeu...boa sorte..

    ResponderExcluir
  20. vlw...excelente...funcionou.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal pelo segundo mes tive um susto ai resolvi procurar como bloquear, segui o que estava escrito, desabilitando o 3g e o meu não é desbloqueado e quando tento o acesso diz : vc. não está inscrito num programa de dados, sou da Claro e o mod. 3GS, agora só entra em Wi-Fi ahh e coloquei umas bobeiras na conf. da VPN tb.
    Valeu a dica...
    abs

    ResponderExcluir
  22. Bom dia agora sim meus creditos sumiam sem explicações,este programa e muito bom e funciona msm:se vê como somos lesados sem saber né ate o serviço de localização as operadoras cobram eu acho uma sacanegem pois como eles devem manter o sinal deveria ser cortezia né
    obrigado a todos

    ResponderExcluir
  23. Valeu cara,

    Acabei de fazer no meu 3gs e deu certo.
    Também desabilitei o 3g.

    Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  24. nossa da um desespero esse E ali em cima
    por enquanto no meu deu certoo, obrigada!
    Vivo 3g, SP

    ResponderExcluir
  25. é galera. me parece que só a tim que nao funciona. Já abri uns 10 protocolos na operadora para bloquear a rede de dados e ninguém resolveu meu problema ainda!

    ResponderExcluir
  26. Tenho um Iphone 3G e sou cliente TIM. Infelizmente o bloqueio não funcionou!

    ResponderExcluir
  27. fiz isso, mas o E nao sumiu :/ sou da claro

    ResponderExcluir
  28. Mesmo o "E" não sumindo, vc pode olhar em "configurações/geral/uso" e verificar que não houve nem envio e nem recepção de dados do celular. Pode verificar, depois tentar utilizar a rede e verificar novamente, vc vera que não houve utilização de dados, assim como o cara fez no video. mas antes de fazer isso desabilide o wifi caso esteja habilitado.

    Aparentemente no meu funciona... tenho que esperar a fatura do proximo mês agora.

    ResponderExcluir
  29. Pessoal, hj, inacreditavelmente a TIM bloqueou o acesso do meu IPhone à rede de dados de primeira, numa ligação de menos de 15 minutos.
    Tentei acesso à internet e receber emails num ambiente sem wifi e veio uma mensagem dizendo da impossibilidade. Pelo jeito, deu certo.

    ResponderExcluir
  30. Ah, esqueci de comentar - eu havia instalado o Fake APN e o iphone continuava acessando a rede, como se nada houvesse.

    ResponderExcluir
  31. Mm problema. Tentei desabilitar o EDGE e não deu certo. Vou tentar o caminho indicado aqui.

    Outra coisa. Restaurei as configurações dos ajustes e vi que o ícone "Safari" sumiu das páginas do iphone. Será que desisntalei ou está ali escondidinho? O que faço para restaurar???
    Alguém tem uma dica???

    obg

    Maria

    ResponderExcluir
  32. Pra quem o celular com JailBrek e Cydia tem um tuturial no youtube muito simples.... http://www.youtube.com/watch?v=vIS5_pezTz0

    ResponderExcluir
  33. comprei um chip da OI este perfil não funcio na Claro estava lindo aguem + teve o mesmo problema?
    ou sabe o q devo fazer obrigado

    ResponderExcluir
  34. Bom Galera eu instalei um programinha q eu vi no Youtube e parece q deu certo e o BossPref
    por hora parou de sumir meus credito com a OI
    resolvi colocar aki pois tinha feito uma pergunta sobre isso como resolvi vamos compartilhar né
    boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  35. Desculpe ñ comentei onde baixei e claro foi no Cydia né
    valew

    ResponderExcluir
  36. Caramba tb não funciona na OI q coisa pior q ja rodei por todos os cantos todo muindo tem problemas com OI e TIM incrivel

    ResponderExcluir
  37. Comigo funcionou... Mas depois carreguei no botão para desligar e o programa foi eliminado totalmente... Como posso desligar o programa, mas ficando com ele instalado para depois poder activá-lo outra vez??? Alguém me pode ajudar?

    Obrigada:)

    ResponderExcluir
  38. Pessoal..
    Minha Noiva esta tendo o mesmo problema.
    Lendo aqui o que o pessoal postou e lendo o manual do Iphone

    http://www.vejaisso.com/wp-content/uploads/2008/08/manual-do-iphone-3g-portugues.pdf

    encontrei uma solução provisória.
    Utilizem o modo AVIAO.
    Ele desabilita qualquer conexao do aparelho, e depois liguem a wi-fi.

    Assim vc terá pelo menos o acesso a Wi-fi.
    Porém, nem tudo são flores, durante o periodo que estiver no Modo Avião, vc naum podera nem fazer e nem receber ligações.

    Bom, eu ainda vou testar o esquema postado acima no Iphone dela...e posto o resultado aqui.
    Valew pela ajuda galera!!!

    ResponderExcluir
  39. Usei o bossprefs conforme foi comentado acima, e funcionou perfeitamente...

    ResponderExcluir
  40. li em um tópico sobre o BossPrefs, capaz de gerenciar as redes no iPhone. meu aparelho é antigo (versao 1.1.4) e ainda assim funcionou perfeito. em menos de um minuto resolvi o problema com o BossPrefs baixado via Instaler. Deve existir programas ou versoes mais novas para modelos mais novos.

    Espero que ajude!

    ResponderExcluir
  41. Eu contratei um pacote da dados da TIM de 300kbps ilimitado por R$49,90. So que nao consigo acessar a internet do meu iPhone 3G com firmware 3.0.
    So consigo atraves do wi-fi. Sera que vc pode me ajudar? SEra que eh algum problema de configuração?
    No meu iPhone na tem a tal "APN" e sim "VPN".

    O que eu faço?

    Obrigado,

    REgis

    reginho31@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Pra quem tem Jailbreak baixa o aplicativo BossPrefs pelo Cydia que vai dar certo. Demorei muito pra descobrir isso. Muito crédito gasto em vão. E o aplicativo é muito simples de ser usado. Recomendo mesmo.

    ResponderExcluir
  43. Essa droga de dica nao adiantou nada, ja to ficando maluco com essa merda de Iphone.

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigado pela dica. Funciona às mil maravilhas. 5*****

    ResponderExcluir
  45. Galera, quem postou ai que funcionou, fala qual é a firmeware do iphone e qual a operadora, pois meu iphone com a 3.1.2 na VIVO não funcionou, meu problema nem são os créditos e sim a bateria, com essa droga ativada minha bateria nao dura nem 1 dia direito, por alguns dias a VIVO deve ter dado algum problema que ele parou de acessar, ai minha bateria passou a durar os 3 dias de antigamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o seu iphone for 3g ou 3 gs nem precisa tentar pk no caso a bateria dele deixa de funcionar inteira depois de muito pouco tempo... eu e meu esposo temos o 3gs e a bateria dura 1 dia se nao baixarmos nada e sem jogar.

      Excluir
  46. Caros,
    Eu penei de todas as formas:
    - Pedi para a TIM bloquear acesso a dados: não funciona, continua comendo créditos, e eles não se responsabilizam por isso.
    - Instalei o SBSettings (substitui o BossPrefs) e não deu certo. A TIM continua a funcionar em modo EDGE mesmo eu acreditando que ele está desligado
    - Instalei o fakeAPN e parece que quase resolveu (não há transferência de dados pois não há autenticação na TIM). Mas mesmo assim a TIM registra a tentativa de conexão e eu percebo um "Data IP" quando estou no menu do SBSettings. Fico monitorando os dados trafegados, e eles vão aumentando de Kb em Kb. Não sei se serei cobrado por isso.
    - Por fim, ajuda desligar o PUSH para que o telefone não fique tentando conectar a todo momento.

    A moral da história: NENHUMA das soluções acima é perfeita, embora algumas minimizem o problema da cobrança, e em alguns casos até o resolvam. Mas o telefone vai continuar a tentar conectar na rede da operadora enquanto houver IP, o FAKE APN pode ajudar que nosso telefone não seja autenticado.
    A solução de colocar o telefone em modo avião é ridícula, me desculpe... se fosse assim, comprava um Ipod.

    Eu estou muito chateado com a TIM, e só não mudei ainda de operadora por pura preguiça. Mas estou fazendo o que posso para avisar aos novos clientes.

    ResponderExcluir
  47. Sou usuário TIM e tenho Iphone 3G, comigo deu certo.

    ResponderExcluir
  48. Tenho um iPhone 3GS da TIM, comprei pré-pago e solicitei o desbloqueio, e já está desbloqueado.

    Estou extremamente decepcionado com a TIM que não bloqueia o acesso via EDGE. Eu liguei e solicitei o bloqueio da rede de dados, e me confirmaram que estava bloqueado, mas os créditos foram sumindo...
    Eis que eles só bloqueiam o acesso via WAP. Ridículo! E falam que não se responsabilizam, porque o usuário que tenta fazer o acesso, o que é mentira. A maioria dos aplicativos tenta se conectar, seja pra mandar algum tipo de feedback, seja para mandar a pontuação do joguinho...

    A tim não devolveu meus créditos, apesar de ter dito que o acesso a rede de dados estava cancelada. Assim é fácil, bloqueiam só uma das formas de acesso.

    O FakeAPN também não funciona comigo. Tentei também um outro perfil de APN, do blog do iPhone, que também não funciona.

    Agora não sei o que fazer, parei de colocar créditos no meu telefone porque era jogar dinheiro no lixo.

    Será que adianta abrir uma reclamação na ANATEL sobre a TIM não bloquear o acesso via EDGE quando o cliente solicita?

    Será que a Apple vai colocar no próximo firmware uma opção para não permitir o acesso a não ser via WiFi?

    É triste.

    ResponderExcluir
  49. Tenho um 3GS e, mesmo instalando o BossPrefs e desabilitando o EDGE, quando não tinha sinal Wi Fi aparecia o sinal E no celular. Segui as instruções acima e instalei o Fake APN e está dando certo! Pelo menos até o momento... Muito útil esse tópico!!!

    ResponderExcluir
  50. minha operadora é Oi e mesmo instalando isso não funcionou
    meu iphone eh 3GS

    funcionou pra alguém que tenha Oi ?

    ResponderExcluir
  51. Eu liguei para a Oi e pedi para desativar o serviço GPRS. Foi rápido. O "E" do Edge desapareceu do meu iPhone.

    ResponderExcluir
  52. PASSEI PELOS MESMOS PROBLEMAS DE MUITOS COLEGAS, LIGANDO NA TIM P. CANCELAR O ACESSO A INTERNET, MAS OS LADRÕES TIM NAO BLOQUEIAM. PENSO QUE TALVEZ INDO AO PROCON HAJA ALGUM AMPARO NA LEI DO CONSUMIDOR. NÃO TEMOS QUE PAGAR O QUE NÃO USAMOS....

    ResponderExcluir
  53. olá, tenho um 3gs e instalei o fake apn nele, e deu certo, porém hoje ao trocar o chip do meu cel da TIM por um da VIVO o EDGE voltou a funcionar. Já recoloquei o chip da TIM e instalei e desisntalei o Fake apn, o que'poderia fazer para desabilitar o EDGE outra vez?

    ResponderExcluir
  54. tentem isto
    http://gutocabral.com/2009/12/12/como-desativar-a-conexao-de-dados-do-iphone/

    http://support.apple.com/kb/DL851
    JC

    ResponderExcluir
  55. tenho um iphone 3GS de 32GB ta funcionando perfeito.
    parceiro muito obrigado

    eu recomendo.

    ResponderExcluir
  56. pessoal, sofri como todos voces, ai conheci cydia instalei e depois instalei sbsetings dai foi so alegria o negocio funciona

    ResponderExcluir
  57. aee galera, tentei de tudo e não consegui.

    *Até ver este post :

    http://gutocabral.com/2009/12/12/como-desativar-a-conexao-de-dados-do-iphone/

    -não precisa de jailbreak;
    -tem um iphone 3gS OS 3.13 - TIM (infelizmente)

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  58. Realmente a Tim é uma porcaria e eu espero que o número de processos judiciais contra a mesma, façam com que a empresa aprenda a respeitar o consumidor e não cobrar indevidamente um serviço não prestado por ela, fazer as pessoas de palhaço tendo que ligar diversas vezes para "cancelar" e também "bloquear" o acesso à internet tim (Tim connect fast e também a Tim wap fast), pois segundo os atendentes, se você somente "cancelar" e não "bloquear", continuará sendo cobrada a taxa da internet, porém no meu caso, continuaram cobrando mesmo eu tendo "cancelado" e bloqueado os serviços...
    Só no Brasil existe esse desrespeito e roubo, é lamentável e revoltante.

    ResponderExcluir
  59. eu uso a claro brasil e funcionou perfeito
    obg a vcs

    ResponderExcluir
  60. tenho um iphone 3g..

    funcionou aqui, os LADRÕES da tim cobraram 200 reais pelo tim connect fast, isso que eu tenho jailbreak e o EDGE, roaming de dados e 3G estão desligados!
    Eu apenas utilizo o Wi-fi e ainda assim os ladrões cobraram! e falaram assim "toda vida que vc tentar entrar na internet com o chip da tim, vai ser cobrado"

    Ah.. uma dica pra quem tem iphone! liguem pra Tim e peçam para desativar o Tim Conect Fast e o Tim Wap Fast! pois não altera em nada na sua navegação pelo wi-fi! Apenas não irão mais te cobrar!


    abs

    ResponderExcluir
  61. Tenho um iphone 3gs, e realmente solicitar a TIM a desativação dos serviços "Tim Conect Fast e o Tim Wap Fast" foi a unica coisa que funcionou. Porem quando contratei um "PACOTE" de internet "24h" com 40MB p/ usar em 24 hora por R$ 2,99, nada funciona, apesar de que as atendentes da TIM me informaram que em quanto estivesse no "ar" os 40MB os serviços "Tim Conect Fast e o Tim Wap Fast" estariam funcionando. Concluindo, esta TIM não presta mesmo.

    ResponderExcluir
  62. comigo funcionou antes da atualização do ios4 , mas agora não precisamos mais , pois o proprio ios4 tem uma tecla de boqueio dos dados .
    uso iphone 3gs, mas durante todo tempo que usei com o ios 3 me poupou bastante dinheiro.
    valeu galera

    ResponderExcluir
  63. Comigo tambem funcionou, porem não consigo fazer busca no mix tube e no jtv. Alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  64. Aqui tem tudo e funciona :-)
    http://apn.blogdoiphone.com/

    ResponderExcluir
  65. Tenho TIM Pré e pra mim também só funcionou a dica do link abaixo:

    http://gutocabral.com/2009/12/12/como-desativar-a-conexao-de-dados-do-iphone/

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  66. Tenho um iphone 3g da Tim e fiz um padote de dados ilimitado, poré só estou coneguindo conectar através da rede wifi, ele não conecta via 3g. O que acontece, quando não estou com acesso a uma rede wifi, não uso a internet. Como resolvo esse problema? Devo ir a operadora? Grato.

    ResponderExcluir
  67. Pessoal, eu tenho um iphone 4 e estava com o mesmo problema, os meus creditos no pré pago estavam acabando, eu li o forum e peguei a dica mas consegui resolver da seguinte forma: vá em Mail, Contatos....Entre em (Obter Novos dados) e desative o Push e depois em Obter: marque Manualmente, depois em avançado entre nas contas de e-mail e marque manual se houver conta de e-mail ativa. Vá em redes e desative Dados Celulares, e deixe ative apenas o 3G, para confirmar: vá em Uso e depois redefina as estatísticas e acompanhe se os dados irão continuar a somar em bytes.

    ResponderExcluir
  68. No meu 2G não funcionou :( operadora Tim

    ResponderExcluir
  69. Oie gente, comprei meu iphone ontem, pra desativar ou ativar o 3G basta ir em ajustes, rede, clicar em ativar ou desativar 3G...simples....bjus

    ResponderExcluir
  70. no meu 3 gs funcionou perfeitamente mas nao consigo habilitar pois nao da para seguir o passo a passo pois no meu menu nao aparece o perfil,por favor amigo se souber o que devo fazer eu agradeço muito!!!valeu!!!!

    ResponderExcluir
  71. Meu deus... tem baba ovo pra tudo mesmo, já ia ridicularizar este texto, pois não condigo entender alguem querer cortar a internet do próprio iphone, mas aparentemente há uma penca de ignorantes q acharam ÒTIMA sua dica, kkkkkk. Brasileiro é ridículo mesmo. Pra que foi que compraram esta merda se não tem dinheiro pra pagar pela navegação, sem a qual o iphone nao é nada? Pra impressionar os coleguinhas? Bando de pé-rapado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente sinceris, voce é um mal educado e esta no blog errado. Quem quer impressionar é vc!! Ninguém quer deixar de usar a internet, apenas não querem pagar por algo que não usaram!! Ignorante é vc que não entende o que se passa! Va trollar na sua casa!

      Excluir
    2. aff que cara ridiculo esse sinceris! ta se achando bill gates dizendo que paga por uma conexão que por wifi vc usa a sua de casa sem taxa adicional nenhuma. só mesmo uma anta gostaria de pagar por algo que tem em casa e em qq lugar né?

      Excluir
  72. Atenção galera, o meu iphone não tinha essa opção que os colegas afirmam nas postagens. Quebrei a cabeça e deu certo, pois não come mais meus créditos e tampouco os bonus. Fui em ajustes> geral> celular> e desativei dados do celular e deixei ativado o 3G. Deu certo até agora. Minha operadora e da Oi de Brasília-DF.

    ResponderExcluir